O BIM (Building Information Model)

O BIM (Building Information Model) trata-se de um conceito de virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades inerentes ao projeto/construção de obras de engenharia. O projeto, neste novo conceito, torna-se muito mais próximo da obra real (virtualização dos elementos), facilitando a observação de possíveis inconformidades (erros de projeto, sobreposições, etc.). A representação planificada deixa de ser o meio para o desenvolvimento do projeto e torna-se um dos fins disponíveis de representação.

No projeto arquitetônico, já conseguimos conceber além de projeto, os níveis de gestão do canteiro de obra, quando cada atividade irá iniciar, onde será alocada e etc. Quando falamos do projeto, podemos já prever como será a construção, onde existirão portas, janelas, se estão em conformidade com a proposta arquitetônica, além de um modelo 3D real de como a casa irá se comportar ao terreno. Conseguimos também saber como o sol atuará na construção antes mesmo de ela ser executada, além de extração de todos o quantitativos de materiais, como portas, janelas, pisos, rodapés, materiais de forros, telhados, madeiramentos e todos os insumos para a execução de um bom projeto.

Quanto a estrutura da edificação, desenvolvemos em nossas plataformas de dimensionamento modelos estruturais complexos embasados em normas para análise, dimensionamento e detalhamento de projetos executivos, utilizamos plenamente os recursos tecnológiscos com auxilio de nossos softwares, aumentando a produtividade e resultando em uma obra enxuta, e viável.

Projeto elétrico totalmente conceituado em BIM, a modelagem ocorre em cima do modelo arquitetônico e estrutural, para que se evite conflitos, após a modelagem e passagem de todas as tubulações, simulando como acontecerá exatamente na obra, com isso, é possível extrair quantitativos como metragem linear de conduites, e fiações, quantidades de insumos elétricos como, caixas de luz, quadros, disjuntores e qualquer insumo que se aplique na obra em tempo real.

Projeto hidrossanitário totalmente conceituado em BIM, a modelagem ocorre em cima do modelo arquitetônico e estrutural, para que se evite conflitos, após a modelagem e passagem de todas as tubulações, simulando como acontecerá exatamente na obra, com isso, é possível extrair quantitativos como metragem linear de tubulações de água fria, água quente, sistema de coleta de água pluvial, tubulação de esgoto, sistema de reusos, e todas as conexões que se fazem necessárias para a boa execução da obra

Ao final de todos os projetos, criamos um modelo único no qual se dá com a junção dos quatro projetos anteriores e realizamos a compatibilização dos mesmos, assim é possível observar tridimensionalmente, se existem conflitos entre as disciplinas, e caso ocorram, é possível sanar estes problemas já na fase de projeto, evitando assim que cheguem à obra.