Engenharia Estrutural

A engenharia estrutural lida diretamente com a integridade estrutural e a resistência de um edifício ou estrutura. Assim, todos os projetos de construção devem utilizar os princípios da engenharia estrutural para que o novo edifício ou estrutura suporte sua própria carga e seja capaz de suportar as exigências que serão colocadas sobre ele.

O que é engenharia estrutural?

A engenharia estrutural baseia-se nos princípios da física e da matemática. Envolve a aplicação do conhecimento das leis físicas, bem como a pesquisa empírica sobre a força de diferentes materiais, bem como a geometria e os cálculos necessários para que uma estrutura seja sólida. Algumas das principais maneiras pelas quais a engenharia estrutural afeta os projetos incluem o design da estrutura e uma análise da estrutura.

Projeto da estrutura - As estruturas devem ser projetadas de modo que possam suportar seu próprio peso, assim como as cargas e pressões que serão colocadas sobre elas. Os engenheiros estruturais fornecem informações cruciais sobre os tipos de telhado, fundações, pisos, vigas de aço, qualidade do material, muros de contenção e muito mais. Uma estrutura que não considera a engenharia estrutural em seu projeto corre o risco de colapsar sob seu próprio peso ou sob as pressões ambientais colocadas sobre ela.

Análise da estrutura - Uma análise completa da estrutura de acordo com os princípios da engenharia estrutural garantirá que o novo edifício ou estrutura esteja de acordo com todos os códigos de projeto necessários. A análise cuidadosa também fornece informações sobre a carga que a estrutura pode suportar, a velocidade do vento que ela pode suportar e a capacidade geral e utilidade do edifício.

Por que a engenharia estrutural é importante?

A engenharia estrutural é crucial porque afeta diretamente a segurança e a durabilidade dos edifícios e estruturas. Por exemplo, é a engenharia estrutural que permite uma estimativa precisa do peso máximo seguro em pontes, a força que um armazém ou instalação pode suportar, ou a magnitude dos tremores que um arranha-céu pode suportar durante um terremoto.

A engenharia estrutural também é encarregada de garantir que os materiais e recursos sejam usados eficientemente. Por exemplo, os engenheiros estruturais devem ser capazes de determinar o grau ótimo de material que garanta a segurança e o funcionamento sem aumentar desnecessariamente os custos. Engenheiros estruturais também devem ser capazes de trabalhar dentro da estética do design exigida pelo projeto. Assim, a engenharia estrutural desempenha um papel crucial ao casar o apelo visual, a função prática e os recursos orçamentários de uma maneira que satisfaça todas as necessidades.

Engenharia Estrutural